“ Ei, Bora pra Feira?” soma mais de 3 mil atendimentos e se encerra no sábado (29)
 

Matéria

“ Ei, Bora pra Feira?” soma mais de 3 mil atendimentos e se encerra no sábado (29)

26 / Outubro / 2022

Com cinco serviços de saúde gratuitos à população, ação já atendeu 600 pessoas 

 

Mais de 600 pessoas já foram atendidas com cerca de 3.000 diferentes serviços como medição de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação sobre infecção sexualmente transmissível (ISTs), saúde sexual e reprodutiva, consultas médicas, massagem e ventosaterapia, além de atividade lúdica relacionada à saúde mental. 

Este é o saldo do Ei, Bora pra Feira? Projeto da Faculdade Ages de Jacobina, pertencente à Ânima Educação, nos dias 15 e 22 de outubro. Coordenada pela professora Dra. Tâmara Carvalho, a feira de saúde terá a última ação neste sábado (29), no Estádio José Rocha, nas imediações da Feira Livre de Jacobina.  

“Atendemos muitas pessoas, de várias faixas etárias, o que ressalta a importância da ação. Os acadêmicos de áreas da saúde da Faculdade Ages têm a oportunidade de interagir com a população, orientar as pessoas com foco na educação em saúde e autocuidado. Essa atividade ressalta nosso ensino significativo com método centrado na pessoa e tratamento humanizado. Os alunos abraçaram o desafio de acolher na sua prática na saúde e a comunidade é atendida de forma inclusiva e respeitosa”, pontua Dra. Tâmara. 

As pessoas atendidas na ação passaram por todos os serviços oferecidos na feira. Algumas doenças foram diagnosticadas, como diabetes, hipertensão e ISTs, com encaminhamento para atendimento na rede pública. Foram entregues preservativos e panfletos com informações importantes relacionados à saúde.  

A comunidade acadêmica da Ages está envolvida com a participação de professores, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, biólogos e demais profissionais da área das ciências biológicas e da saúde. Os preceptores dos alunos que trabalham nos serviços de saúde do município também estão participando do projeto e atuando em atendimentos.  

A ação tem parceria da Prefeitura de Jacobina e da Clínica Médica Viva Mais. Os profissionais especialistas que atendem na clínica estão atuando em atendimento na Feira de Saúde. 

 

_____

Por Tamara Leal, assessora de imprensa