Ages realiza 1º Mutirão de Pensão Alimentícia para as populações de Paripiranga e Adustina
 

Matéria

Ages realiza 1º Mutirão de Pensão Alimentícia para as populações de Paripiranga e Adustina

28 / Outubro / 2022

Orientações jurídicas gratuitas acontecem no Centro Universitário Ages de 31 de outubro a 04 de novembro 

 

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Ages (NPJ), por meio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos, realiza de 31 de outubro a 04 de novembro o ‘1º Mutirão de Pensão Alimentícia’ com orientação jurídica gratuita à população dos municípios de Paripiranga e Adustina, Nordeste baiano. 

Serão realizadas orientações e realização de audiências de mediações para quem deseja entrar com pedido de pensão alimentícia (requerimento de alimentos), revisão de alimentos e execução de alimentos e oferta de alimentos; a ação tem como público-alvo população de baixa renda. 

Para a coordenadora do NPJ, professora Christiane Rabelo, o mutirão favorece e concretiza o acesso à justiça. “Ações dessa natureza são de extrema importância ao fomento da interação constante entre o meio acadêmico e a população, com a certeza de que a atuação prática de assistência à comunidade promove a emancipação social e os direitos humanos”, ressaltou. 

Rabelo acrescentou que a ação permite o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional e à construção da cidadania. “O Mutirão possibilitará momentos de práticas jurídicas essenciais à conscientização dos nossos estudantes estagiários sobre o compromisso com a sociedade, especialmente em relação à comunidade local em que estão inseridos”, pontuou a coordenadora no NPJ. 

De acordo com o advogado do NPJ, José Ulisses Rabelo Santos, esse é um momento para a comunidade concretizar a busca pela efetivação dos seus direitos, seja através de uma sessão de mediação, conciliação, ou através da judicialização. “O propósito maior, é o acesso à justiça à comunidade carente. Momento oportuno também, para que os acadêmicos do Estágio Obrigatório de Direito, possam colocar em prática a teoria vivida na graduação”, lembrou. 

Coordenadora de Negócios e Direito da Ages em Paripiranga e Lagarto, a professora Silvia Manoela Santos de Jesus se diz muito orgulhosa com a ação e falou da iniciativa. “Estou orgulhosa. Esse é o primeiro de muitos outros que faremos, para fortalecer a relação direta com a comunidade. Nosso propósito é fazer o Direito ser presente na vida de todas as pessoas, principalmente as mais vulneráveis”, finalizou a profissional. 

 

SERVIÇO:   
Mutirão de Pensão Alimentícia 
Quando: de 31.10 a 04.11, das 8h às 12h e das 14h e das 13h às 17h
Local: Centro Universitário Ages de Paripiranga
Informações: (75) 99911-1422 

 

_____

Por Tamara Alves, assessora de imprensa