Ages participa do Dia Integrar e realiza mais de 500 atendimentos

Ages participa do Dia Integrar e realiza mais de 500 atendimentos

6 / Dezembro / 2022

Ação reuniu 40 alunos de diversos cursos e teve supervisão/acompanhamento dos professores orientadores

Com o objetivo de transmitir e ampliar conhecimentos, estudantes e docentes da Faculdade Ages de Jacobina, instituição de ensino pertencente à Ânima Educação, participaram no sábado (03), da 14ª edição do Dia Integrar, iniciativa do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental. A ação aconteceu no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina, Centro-Norte baiano.

Um dos eventos de responsabilidade social mais aguardado durante todo o ano na cidade, a iniciativa reuniu 40 universitários dos cursos de Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, Direito e Pedagogia. Os alunos fizeram escutas, encaminhamentos e prestaram orientações à população. Foram realizadas atividades de educação, promoção à saúde e atendimentos jurídicos com acompanhamento dos professores orientadores de cada curso.

A professora Dra. Tâmara Carvalho, coordenadora de Extensão das Práticas Médicas no SUS, explica que foram realizados mais de 500 atendimentos, em pessoas de diversas faixas etárias. Ela acrescentou que a atividade ressalta o ensino significativo da Ages com método centrado na pessoa e tratamento humanizado

“Somos entusiastas da extensão universitária, sabendo da enorme relevância de levar informações acadêmicas para a comunidade de forma geral. Sentimos muito orgulho em instruir os nossos alunos a participar de ações como o Dia Integrar. Os alunos abraçaram o desafio de acolher na sua prática e a comunidade foi atendida de forma inclusiva e respeitosa”, pontuou Dra. Tâmara.

Dentre os serviços, houve mostra alimentar com orientação nutricional, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientação a respeito de uso racional de medicamentos e propriedades terapêuticas de plantas medicinais. Também foram realizados testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis, com orientação acerca de infecções sexualmente transmitidas (ISTs) e distribuição de preservativos masculinos e femininos. Também houve diálogo e atividade lúdica sobre saúde mental para adultos e crianças, além dos serviços de massoterapia e ventosaterapia.

Para a coordenadora de Comunicação e Comunidades da JMC, Isadora Cerqueira, essa é uma das ações de responsabilidade social mais importantes da mineradora, com foco na qualidade de vida e bem-estar dos jacobenses. “É um dos eventos mais esperados pela comunidade. Depois de dois anos de pandemia, voltamos com tudo e com um leque ainda maior de empresas parceiras, para melhor atender as demandas da população”, finalizou Isadora.

A ação teve a parceria da Prefeitura de Jacobina, Governo do Estado e Ministério do Turismo, empresas parceiras e voluntários, fornecedores e colaboradores da JMC. A novidade deste ano foi a ampliação das parcerias, a exemplo da Faculdade Ages.

Por Tamara Leal, assessora de imprensa