Nutricionista lista recomendações para curtir o carnaval de forma saudável
 

Matéria

Nutricionista lista recomendações para curtir o carnaval de forma saudável

15 / Fevereiro / 2023

Segundo especialista, um dos principais cuidados deve ser com a hidratação 

 

Uma das épocas mais festivas do país – o carnaval – já começou em diversas partes do Brasil. Para dar conta de toda a programação, é necessário se alimentar bem para manter a energia, a hidratação e também a imunidade, já que durante os vários dias de festa, muitos foliões acabam adquirindo maus hábitos alimentares; seja no consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas, comidas gordurosas, hidratação insuficiente ou até mesmo ingestão de calorias abaixo do recomendado.  

De acordo com o nutricionista Rôas de Araújo Costa, mestre em ciências fisiológicas e professor do Centro Universitário Ages, o importante durante o festejo é ter planejamento sobre o que vai comer e ficar atento quanto a origem dos alimentos. “Para quem não se incomoda de levar caixas ou mochilas térmicas para os blocos, uma boa alternativa é preparar pequenos lanches, sucos de frutas, água e fruta in natura”, orientou.

 

Um dos principais cuidados durante a festa é com a hidratação, segundo Rôas.  As altas temperaturas do verão aliadas à intensa prática de atividade física, como longas caminhadas, danças, baixa ingestão de água e consumo de álcool tornam o ambiente propício para a perda de água corporal através do suor.  “A desidratação pode levar a problemas como tontura, náuseas, ressecamento da boca e olhos, diminuição da capacidade de regulação da temperatura corporal e até a desmaios em casos mais severos. Para evitar esses problemas, o folião deve sempre buscar a hidratação, começando antes mesmo de sair para os blocos e festas, ajustar a ingestão de água cerca 2 horas antes. Uma forma simples de controlar o estado de hidratação é avaliando a coloração da urina, lembrando que ela deve estar sempre o mais clara possível, para garantir um estado de hidratação adequada antes de sair para curtir”, alertou.  

Durante a folia, o nutricionista pontua que além da ingestão de água e de outras bebidas não alcoólicas como sucos de fruta, pode-se fazer o consumo de água de coco e até isotônicos para minimizar a perda de líquido durante os eventos. “E, logo após a folia, também é importante lembrar de se hidratar, pois durante uma atividade física intensa podemos perder cerca de 300 ml a 2,5 L de água corporal por hora, vale lembrar que em um bloco o folião está dançando, caminhando, se movimentando por várias horas seguidas”.  

Em segundo lugar, completa o especialista, é preciso manter uma ingestão alimentar regular e procurar fazer pelos menos as três grandes refeições do dia (café-da-manhã, almoço e jantar). “O famoso açaí é uma excelente opção, um alimento frio, bastante energético que ajuda a aliviar os efeitos do calor e do desgaste físico, mas sempre lembrando do cuidado com os acompanhamentos açucarados”, lembrou.  

 

Para os foliões que possuem alguma patologia, o professor afirma que é necessário que este paciente se mantenha o mais fiel possível ao plano alimentar para evitar o regresso do tratamento. Nesses casos é necessário planejar bem as refeições, adequando os horários, ao fazer refeições fora de casa procurar bons restaurantes e/ou lanchonetes que sirvam uma maior variedade de comida e tenha uma boa higiene com os alimentos.  “Nos casos onde não há uma patologia envolvida é o momento de se divertir, não exagerar nas bebidas alcoólicas, manter sempre a ingestão de água 500ml a 1L por hora conforme a disponibilidade e aceitação, manter os cuidados com a higiene na hora de fazer as refeições fora de casa”.  

 

Para o pós-carnaval, deve-se volta à rotina e continuar de onde parou. “Todo recomeço é difícil, porém devemos ter em mente que três a cindo dias de festas não irão comprometer todo o ano. Podemos reiniciar nossos hábitos a partir de uma boa noite de sono, um bom café da manhã e retornar à pratica de exercícios físicos, respeitando os limites do próprio corpo. Os cuidados durante carnaval serão essenciais para reduzir os impactos pós a festa”, finalizou o nutricionista Rôas Araújo. 

 

_____

Por Grecy Andrade, assessora de imprensa