Ages é destaque em avaliações do MEC

Ages é destaque em avaliações do MEC

5 / Abril / 2023

Três campi da Ages obtiveram conceito de excelência no IGC. Campus Paripiranga obteve a nota máxima no recredenciamento.

A última semana foi de comemoração para alunos, educadores e toda a comunidade acadêmica da Ages. Os campi presentes nas cidades baianas de Jacobina, Paripiranga e Tucano receberam nota 4, cada, no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação realizada pelo MEC e que evidencia a qualidade institucional. A divulgação foi realizada no dia 28 de março pelo MEC e INEP.

O IGC é uma das avaliações mais importantes que uma instituição de ensino superior pode receber, pois ela é uma média ponderada das avaliações dos programas ofertados. O MEC considera as últimas notas de cada curso para chegar à nota do IGC: quanto melhor os cursos forem avaliados, melhor será o desempenho da instituição no IGC. Também considera indicadores como Conceito Preliminar de Curso (CPC), distribuição de alunos em diferentes níveis de escolaridade (graduação e pós) e o Enade.

O índice máximo que um centro de ensino pode receber é cinco e instituições que recebem o conceito quatro também estão no patamar de excelência educacional. No cenário Bahia, as unidades de Tucano, Paripiranga e Jacobina ficaram, respectivamente, nas posições sete, nove e 14 entre as melhores instituições privadas do estado.

O campus Senhor do Bonfim também obteve uma boa avaliação no resultado do IGC, a nota 3. Esta nota atende aos requisitos do MEC e revela que a instituição oferece uma formação adequada aos seus estudantes de graduação e pós-graduação. A unidade da Ages em Irecê não foi avaliada porque para os dados de 2021, não existiam turmas formadas.

Estes dados são referentes ao ano 2021 e, segundo informações do INEP, 87% das instituições avaliadas são privadas e 13% públicas. Das avaliadas, 22,5% obtiveram nota quatro, o que equivale a 450 instituições em todo o país. O relatório completo está disponível no site do INEP.

RECREDENCIAMENTO

Além da conquista com o resultado do IGC, o campus Paripiranga também recebeu no final de março um importante reconhecimento do MEC: o recredenciamento de centro universitário. Para receber este selo, o campus recebeu visita de comissão avaliadora, que analisa critérios sobre planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. Na avaliação final, a Ages Paripiranga ficou com o conceito 5, o máximo.

Por Renan Carlos, jornalista