Carta do presidente

Carta do presidente

30 / Março / 2020

Olá, acadêmico (a)

Sabemos que este contexto de reclusão social tem impactado, e muito, a vida de todos. Nossa comunidade acadêmica é construída sobre fortes pilares e está preparada para enfrentar tais desafios. Entendemos e nos solidarizamos com a situação de cada um de nossos alunos e alunas, e nossas ações são pautadas na continuidade dessa jornada. O principal compromisso da AGES, nesse momento, é trabalhar intensa e incessantemente para seguir normalmente com as atividades acadêmicas de qualidade e, consequentemente, reduzirmos os impactos sociais e emocionais em toda nossa comunidade. Os necessários esforços de saúde pública têm trazido, como efeito colateral, um ambiente de insegurança quanto à renda e emprego.

Com isso, já há algumas semanas, antevendo o cenário atual de combate ao COVID-19, buscamos opções para apoiar nossos estudantes e contribuir para que eles possam resguardar seus estudos, principalmente aqueles em situação econômica mais vulnerável, cuja condição financeira torna mais difícil enfrentar uma perda involuntária de emprego e renda.

Para tanto, apresentamos a vocês as seguintes ações que adotamos para apoiá-los nessa jornada:

1. Informamos que a AGES firmou uma parceria com a Icatu Seguros e em 2020 irá oferecer aos nossos estudantes, a partir de 01 de abril, sem qualquer custo, um seguro educacional que, em casos de Perda de Renda decorrente da Perda Involuntária de Emprego ou Incapacidade Física Total Temporária por Doença ou Acidente do Responsável Financeiro, poderá garantir o pagamento de até 3 mensalidades, caso sejam atendidas as regras de cobertura e condições do seguro.

Para conhecer na íntegra as regras de cobertura, condições do seguro e exclusões, basta acessar aqui*

2. Não obstante a importância e abrangência da iniciativa do seguro educacional, entendemos que este é um cenário de vulnerabilidade não só para quem perdeu a renda. Nesse sentido, também divulgaremos nova solução financeira, vinculada à nossa forte parceria com o PraValer, com o objetivo de financiar as mensalidades daqueles que necessitam de uma ajuda extra neste momento. Essa nova modalidade permite aos alunos e alunas financiar parte das mensalidades de abril, maio e junho, diluindo parte do valor dessas mensalidades ao longo do Segundo Semestre (mediante análise de crédito). Divulgaremos, nos próximos dias, o regulamento completo dessa nova modalidade.

3. Criamos, também, um canal de contato para que pessoas que têm se sentido fragilizadas possam compartilhar suas ansiedades. Se este é seu caso, faça contato com nosso Comitê de Prevenção e Cuidados Covid-19 pelo e-mail [email protected]. Temos uma equipe preparada de profissionais para contribuir nos aspectos que envolvem a saúde mental de todos os alunos e alunas da instituição.

Apesar do momento adverso, é fortemente encorajador presenciar a velocidade com que todos nós na AGES temos nos adaptado, mantendo normalmente as aulas por meio da utilização intensiva de alta tecnologia, sem a necessidade do comparecimento presencial, suspenso por determinação de órgãos oficiais. Cientes de que cada aluno e aluna tem uma realidade singular, aproveitamos para reafirmar nosso compromisso de atender às diversas individualidades, mantendo cada vez mais forte nosso propósito de Transformar o País pela Educação.

Por outro lado, cumprindo o nosso papel social, estamos divulgando um edital para todas as áreas de conhecimento, que tem por objetivo mobilizar a comunidade acadêmica para projetos de Pesquisa e Extensão que estejam diretamente ligados à prevenção e controle da COVID-19. Todos os nossos alunos poderão se inscrever para essas iniciativas por meio das páginas em que são divulgadas a extensão e a pesquisa de nossas universidades. Há projetos importantes, como, por exemplo, alguns voltados à produção de máscaras de proteção para profissionais da saúde, as “Face Shields”, dentre vários outros. Especificamente para os estudantes da área de saúde, em parceria com a Inspirali, nossa vertical de medicina, iremos promover a saúde integral, por meio digital, realizando a tele orientação de pacientes, com recomendação sobre o isolamento domiciliar, tudo em parceria com o SUS e o Ministério da Saúde.

Acreditamos que tais iniciativas vão contribuir para avançarmos.Todos nós temos sido afetados. Ninguém sabe ao certo o quanto. E o único antídoto eficiente o bastante neste contexto é um mix de paciência, prudência e confiança! Mais uma vez, só a conexão e o desejo de seguirmos juntos e adiante nos levará para um novo patamar, o qual, é verdade, não seria atingido jamais em tempos de calmaria.

Um dia todos os alunos e as alunas estudarão os acontecimentos pelos quais estamos atravessando atualmente e perguntas a respeito deste contexto, sem precedentes, serão feitas nos exames ou vestibulares. Entretanto, enquanto estivermos vivendo a própria história, que possamos tirar proveito das lições e experiências, que lembremos, acima de tudo, de darmos as mãos para os que se sentem perdidos e que nunca esqueçamos que a nossa vulnerabilidade pode se transformar na nossa maior força.

E sigamos em frente, porque esta fase vai passar. Acompanhe sempre nossa página especial sobre Covid-19 para ficar por dentro de atualizações e informações: www.faculdadeages.com.br/uniages/covid-19

Uma ótima semana a todos.

Marcelo Battistela Bueno
Presidente da Ânima Educação