Moradores de Cachoeira Grande receberam atendimento gratuito de saúde

Moradores de Cachoeira Grande receberam atendimento gratuito de saúde

31 / Março / 2023

Alunos da Ages realizaram mais de 200 atendimentos em diferentes serviços

Alunos e colaboradores dos cursos de saúde da Faculdade Ages, instituição de ensino pertencente à Ânima Educação, participaram, no sábado (25), da Feira de Saúde e Cidadania de Cachoeira Grande, distrito do município de Jacobina, Centro-Norte baiano. Participaram estudantes de Medicina, do último ano de graduação, e dos cursos de Nutrição, Farmácia, Psicologia e Fisioterapia. Os atendimentos clínicos foram realizados pela médica Fernanda Souza.

Realizada sempre no mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Feira busca incentivar o autocuidado e destacar aspectos da saúde sexual, reprodutiva e mental das mulheres. Os atendimentos aconteceram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Carolina de Jesus. Mais de 50 pessoas foram atendidas com cerca de 200 diferentes serviços como medição de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação sobre infecção sexualmente transmissível (ISTs), saúde sexual e reprodutiva, consultas médicas, massagem e ventosaterapia, além de atividade lúdica relacionada à saúde mental.

“Atendemos pessoas de várias faixas etárias, por isso, os alunos da Ages têm a oportunidade de interagir com a população, orientar as pessoas com foco na educação em saúde e autocuidado, ressaltando nossa preocupação com um tratamento humanizado, inclusivo e respeitoso”, pontua a professora Dra. Tâmara Carvalho, coordenadora de Extensão das Práticas Médicas no SUS da Faculdade Ages.

As pessoas atendidas na ação passaram por todos os serviços oferecidos na feira. Pessoas que receberam o diagnóstico de alguma doença foram encaminhadas para atendimento nas unidades públicas de município. Foram entregues preservativos e panfletos com informações importantes relacionados à saúde.  A comunidade docente da Ages se envolveu com participação dos professores Ana Mesquita (farmacêutica) e Tácito Damasceno (médico veterinário), que realizaram promoção em saúde com explicações acerca de temas relacionados ao processo de saúde/doença.  A Feira de Saúde e Cidadania de Cachoeira Grande tem a realização da vereadora Jane Márcia.

Por Tamara Leal, assessora de imprensa