Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é inaugurado e inicia atendimentos em Paripiranga

21 / Novembro / 2023

Iniciativa da Ages em parceria com a Receita Federal visa contribuir com os pequenos empresários da região e população em geral

O município de Paripiranga conta com o primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da região. Em parceria com a Receita Federal, a instituição irá ofertar serviços gratuitos à população como Serviços para regularização de CPF, retificação do Imposto de Renda Pessoa Física e orientações gerais para quem é Microempreendedor Individual (MEI). O NAF está localizado no Centro Universitário Ages e os atendimentos precisam de agendamento prévio e podem ser presenciais ou remotos.

De acordo com o coordenador do NAF, o professor Augusto César, após a realização dos treinamentos pela Receita Federal, os estudantes e professores dos cursos da área de Gestão & Negócios e Ciências Jurídicas da Ages, começaram a assessorar a comunidade interessada, esclarecendo dúvidas e prestando orientações sobre assuntos da área contábil e fiscal, como declarações de imposto de renda, atendimento ao MEI (Microempreendedor Individual), cadastro de pessoas físicas, etc.

O NAF é a primeira grande forma de contato dos alunos com a realidade de trabalho. Tem uma grande relevância social, uma responsabilidade. Estamos muito felizes com essa parceria. O projeto contribui para o conhecimento e as qualificações dos alunos para atuar no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que mantém um viés social e ajuda a população”.

Augusto reforça ainda que os atendimentos podem ser remotos ou presenciais. “Nossos alunos, de onde eles estiverem, poderão atender a população de forma remota, via sistema da Receita na internet. Ou seja, além de ofertar inúmeros serviços gratuitos, o NAF ainda possibilita os atendimentos sem que o cidadão ou a cidadã precisem se deslocar”, informou.

Agendamentos

Os agendamentos para ter acessos aos serviços gratuitos ocorrem por meio do Instagram @nafagesoficial. Para quem não tem acesso a rede social, basta comparecer ao campus da instituição aos sábados, das 9h às 11h, para agendar.

Conheça os serviços oferecidos pelo Núcleo

Dentre os serviços que serão oferecidos pelo NAF Ages, estão: orientações e auxílio na elaboração da Declaração de Ajuste Anual do IRPF; auxílio na inscrição e informações cadastrais de CPF; auxílio na inscrição e informações cadastrais do CNPJ; auxílio na emissão e informações sobre Certidões Negativas de Débitos de PF e PJ; auxílio na consulta à situação fiscal; agendamento on-line de atendimentos na RFB; informações e auxílio na regularização de CPF suspenso; informações e auxílio na elaboração de pedido de isenção de IRPF para portadores de moléstias graves.

Também serão prestadas orientações e auxílio na elaboração de pedidos de isenção de IPI/IOF na compra de veículos por pessoas com deficiência física, mental ou visual; auxílio na apresentação de pedidos de restituição de pagamentos indevidos e/ou a maior (Perdcomps); informações gerais sobre ITR; auxílio na inscrição e informações gerais sobre o Microempreendedor Individual; auxílio na inscrição e informações gerais sobre o Simples Nacional; orientações e auxílio no cumprimento de obrigações tributárias acessórias para associações e demais entidades sem fins lucrativos; isenção de IPI para taxista.