Projeto Faculdade Aberta à Terceira Idade presta assistência a 100 idosos em Jacobina
 

Matéria

Projeto Faculdade Aberta à Terceira Idade presta assistência a 100 idosos em Jacobina

17 / Novembro / 2023

Ação envolve alunos de seis cursos da Faculdade Ages de Jacobina 

O resultado do Censo 2022 evidencia o franco envelhecimento da população brasileira, com aumento da população idosa e diminuição da população menor de 14 anos. Com uma população total de 203.080.756 habitantes, o número de pessoas com 65 anos ou mais no país (22.169.101) chegou a 10,9% da população, taxa que representa uma alta de 57,4% frente ao ano de 2010, quando esse número era de 7,4%. 

Os dados trazem a necessidade da valorização do idoso por meio de atividades que incentivem o bem-estar físico e psicológico, na promoção de momentos de alegria e resgate da autoestima. E é com este objetivo que o Projeto de Extensão Faculdade Aberta à Terceira Idade da Faculdade Ages de Jacobina, pertencente ao Ecossistema Ânima, atende 100 idosos do Centro de Convivência do Idoso, no município de Jacobina, Centro-Norte baiano. 

Coordenado pela professora Mayara de Souza Miranda, a ação acontece às terças e quartas-feiras, com participação de 10 alunos dos cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia e Psicologia que realizam atividades de lazer, esporte, saúde e cultura. Dentre as ações desenvolvidas estão jogos como bingos, dias de beleza, contação de histórias, construção de árvore genealógica e dinâmicas de movimento corporal. 

Para Mayara Miranda, o projeto de extensão contribui para o envelhecimento saudável e com qualidade de vida do público assistido. “As atividades ajudam a melhorar a memória cognitiva, aumento da autoestima dos participantes e fortalecimento das relações pessoais. Por outro lado, aproxima o corpo acadêmico da comunidade local, aprimorando a nossa relação com todos que estão incluídos nela”, ressaltou a docente. 

Ao longo deste semestre, o Projeto de Extensão Faculdade Aberta à Terceira Idade já realizou 15 encontros, com previsão de mais dois eventos até o fim do ano. A atividade tem o apoio da Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.