Ages inaugura polo do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal em Paripiranga

Ages inaugura polo do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal em Paripiranga

2 / Outubro / 2023

Em parceria com a Receita Federal, instituição irá ofertar serviços gratuitos à população. A expectativa é de que o NAF seja acessível a um amplo número de cidadãos

A comunidade de Paripiranga/BA e região passará a contar com um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Centro Universitário Ages inaugurou a sede do órgão, que funcionará nas dependências do campus. Em breve, o município terá acesso a serviços fiscais e contábeis gratuitos voltados a pessoas físicas e jurídicas de baixa renda.

O Projeto NAF é originado a partir de iniciativa da Receita Federal, já existente em mais de 180 Instituições de Ensino Superior no Brasil, tendo sido exportado também para países da América Latina. Por meio do NAF, os alunos dos cursos de Gestão e Negócios terão a oportunidade de prestar atendimento e suporte contábil e fiscal aos moradores de Paripiranga e região, sempre acompanhados por professores.

De acordo com a coordenadora dos cursos da área de Gestão & Negócios e Ciências Jurídicas da Ages, Silvia Manoela Santos de Jesus, o NAF promoverá a prática contábil com vistas ao aprimoramento do conhecimento acadêmico, permitindo aos alunos conhecerem também a importância do exercício da cidadania.

Com um polo do NAF em nossa instituição, ganham os alunos que adquirem conhecimentos práticos da Receita Federal e a população, por meio dos serviços prestados a ela, sejam de assessoria contábil ou de gestão. Ou seja, é um serviço que chega à população”, disse.

O coordenador do Núcleo, professor Augusto César Santiago Teixeira, pontuou, ainda, que a abertura do núcleo para a comunidade é um momento esperado com ansiedade e animação e que, neste momento, a instituição está viabilizando uma formação para que os alunos tenham contato não somente com os referenciais teóricos, mas, principalmente, aliando teoria à prática “Estamos muito motivados em realizar este trabalho que é enriquecedor e tem, ainda, o contato com a comunidade. Estamos na fase de treinamentos para que os nossos alunos iniciem o quanto antes o atendimento”, esclareceu.

Além de oferecer serviços gratuitos à sociedade, a professora Silvia Manoela destaca que o NAF contribui para o ensino, a pesquisa e a extensão, um tripé que fortalece esse elo: “Ao participar do projeto, os estudantes têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, além de ter contato com situações reais do mercado e com o público em geral, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, liderança, comunicação e empreendedorismo”.

Embora o nome esteja vinculado ao apoio fiscal, gestão e negócios, Silvia Manoela ressalta que o órgão não se limita somente a isso, pois, com o apoio do NAF, será possível a promoção de campanhas de doação de alimentos, doação de sangue, feira de empreendedorismo e profissões, além de diversas outras parcerias com os demais cursos da instituição, refletindo positivamente na comunidade.

Para que façamos esse atendimento mais apropriado à comunidade, assim que os treinamentos forem consolidados vamos abrir para o público externo. Reforço a importância que o Núcleo tem não só para a sociedade, mas também para a vida acadêmica”, finalizou.

Conheça os serviços oferecidos pelo Núcleo

Dentre os serviços que serão oferecidos pelo NAF Ages, estão: orientações e auxílio na elaboração da Declaração de Ajuste Anual do IRPF; auxílio na inscrição e informações cadastrais de CPF; auxílio na inscrição e informações cadastrais do CNPJ; auxílio na emissão e informações sobre Certidões Negativas de Débitos de PF e PJ; auxílio na consulta à situação fiscal; agendamento on-line de atendimentos na RFB; informações e auxílio na regularização de CPF suspenso; informações e auxílio na elaboração de pedido de isenção de IRPF para portadores de moléstias graves.

Também serão prestadas orientações e auxílio na elaboração de pedidos de isenção de IPI/IOF na compra de veículos por pessoas com deficiência física, mental ou visual; auxílio na apresentação de pedidos de restituição de pagamentos indevidos e/ou a maior (Perdcomps); informações gerais sobre ITR; auxílio na inscrição e informações gerais sobre o Microempreendedor Individual; auxílio na inscrição e informações gerais sobre o Simples Nacional; orientações e auxílio no cumprimento de obrigações tributárias acessórias para associações e demais entidades sem fins lucrativos; isenção de IPI para taxista.

Há ainda os serviços de parcelamento simplificado PGFN; código de acesso; retificação de DARF e GPS; domicílio tributário eletrônico; entrega de documentos digitalizados; serviços disponíveis no portal E-CAC e auxílio ao cadastramento de procuração perante RFB.