Egressos da Ages são aprovados em programas de mestrado e doutorado

Egressos da Ages são aprovados em programas de mestrado e doutorado

7 / Dezembro / 2022

Egressos concluíram graduação na Ages e já emendaram com o mestrado na UFS.

Para muitos, a graduação é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Já para outros serve como a primeira etapa para adentrar na pesquisa ou docência; ou os dois. Recentemente, ex-alunos dos cursos de Letras e Psicologia da Ages, campus Paripiranga, foram aprovados em programas de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e comprovam o quanto uma graduação de qualidade pode contribuir para o futuro. Para Érica Fernanda, que coordena os cursos,  “a educação superior tem o papel de formar profissionais capacitados para atuar em qualquer atividade dentro de sua respectiva área. A pesquisa é uma dessas áreas e programas de mestrado e doutorado são verdadeiras imersões quando se trata de pesquisa. Mas isso só é possível com uma boa base, não só escolar, mas de graduação também. Na Ages, trabalhamos para que todos os alunos possam ter essa escolha de onde desejam atuar”, afirmou. Conheça a seguir os alunos que foram aprovados em programas de pós-graduação.

Francisco Soldá de Souza

Francisco concluiu o curso de Psicologia na Ages em 2020 e naquele mesmo ano foi aprovado no mestrado em Psicologia na UFS. Sua dedicação o fez dar um passo a mais, recentemente: no último dia 30 de novembro, Francisco anunciou que foi aprovado no doutorado na mesma universidade que faz o mestrado. “Nos próximos anos, se tudo  caminhar da melhor forma possível, serei o primeiro doutor da família e da minha comunidade. Eu continuarei sonhando e partilhando deste sonho ao lado dos meus. Espero que os jovens ao meu redor também possam sonhar e concretizar uma formação acadêmica, conquistar um mestrado e seguir com o doutorado. Espero que visualizem na graduação e no universo acadêmico uma oportunidade de realização pessoal e profissional, assim como eu visualizei”, disse Francisco, que no momento está em fase de finalização da dissertação para obter o título de mestre.

Aline Lisboa

Aline Lisboa é psicóloga formada pela Ages em setembro deste ano e recentemente viu sua aprovação no mestrado em Psicologia da UFS. Nos próximos anos vai aderir à linha de pesquisa “psicanálise e cultura contemporânea” e, através disso, realizar o sonho do mestrado.  À nossa equipe, Aline rebelou: “já tinha traçado diversos planos para tornar real o que já estava vivo dentro de mim… Desde muito cedo, na psicologia, me encantei com a docência e com a possibilidade de poder levar uma psicologia leve, descomplicada e ética para o mundo e para o outro, encontrando no mestrado uma possibilidade para vivenciar essas idealizações”.

Aline ficou em segundo lugar na seleção da universidade sergipana e contou que teve apoio dos professores a Ages. “Nesse caminho, sempre recebi muito apoio de todos os meus professores da graduação, se tornaram as minhas maiores inspirações. Dentre eles, menciono a importância da minha antiga professora de Psicanálise, Carolina Rodrigues, que me ajudou a entender esse novo mundo acadêmico e acreditou no meu potencial quando eu mesma duvidei”, confessou.

Vitória Régia da Silva Feitoza

Recém aprovada no Mestrado em Letras pela UFS, Vitória Régia vai começar as aulas em março de 2023 e colaborar à linha de pesquisa da instituição, “Linguagem, uso e suas tecnologias”. Vitória concluiu o curso de Letras no primeiro semestre de 2022 na Ages, campus Paripiranga.

Por Renan Carlos, analista de comunicação