Professor baiano ajuda a trazer medalhas para a seleção brasileira de parabadminton
 

Matéria

Professor baiano ajuda a trazer medalhas para a seleção brasileira de parabadminton

13 / Dezembro / 2022

Docente da Ages atuou na equipe de saúde, realizando atendimentos de Fisioterapia 

 

O parabadminton brasileiro conquistou diversas medalhas em eventos realizados no exterior nos últimos dias. A conquista desses méritos contou com a participação do fisioterapeuta docente do Centro Universitário Ages, que integra a Ânima Educação, Elenilton Correia de Souza. Os campeonatos foram realizados na Colômbia e em Lima, Peru. 

 

 

A Seleção Brasileira de badminton paralímpico encerrou a temporada 2022 com três medalhas de ouro no Internacional da modalidade, realizado entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro, em Lima. No Pan-Americano Colômbia 2022, o time Brasil fez grande campanha, a competição encerrou-se no do dia 26 de novembro e os brasileiros fecharam a participação com 11 medalhas de ouro de 18 pódios em que estiveram presentes. O último evento foi uma das importantes corridas para as vagas nos Jogos Paralímpicos de Santiago em 2023.  

 

 

Em ambos eventos, o professor atuou como fisioterapeuta da equipe brasileira de parabadminton, realizando atendimentos e supervisão ao atleta tanto para prevenir quanto recuperar lesões de diferentes níveis, como contraturas, entorses, contusões, estiramentos musculares, entre outras. Vale frisar que essa foi mais uma grande participação do fisioterapeuta, que se soma a participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.  

 

 

“Fui convidado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) para atuar como fisioterapeuta durante essas duas importantes competições, atuação muito importante para mim como profissional da área e docente da Ages. Além disso, tivemos uma das melhores campanhas da história, o que nos deixou ainda, mas orgulhosos com este resultado”, comemorou. 

 

 

Além deste feito, o professor concluiu o curso de certificação nacional nível 2 da BWF (Federação Mundial de Badmimton), onde apenas dois brasileiros foram selecionados. Elenilton explica que o curso possui duas funções primordiais: definir se um atleta está apto a competir dentro do esporte paralímpico; e agrupar os atletas de forma equivalente conforme sua deficiência para uma competição. 

 

 

“Fui selecionado como fisioterapeuta/professor para participar e receber a certificação internacional como classificador funcional. Com essa participação são apenas eu e mais outra fisioterapeuta no Brasil com a titulação na modalidade, um feito muito importante para nossa região. Ou seja, somos apenas dois profissionais brasileiros selecionados para avançar para o nível 2 da Federação Mundial de Parabadminton.Com essa certificação internacional, traremos mais apoio e desenvolvimento para o esporte paralímpico brasileiro”, festejou.  

 

 

Por fim, o professor pontuou que considera gratificante poder contribuir com sua profissão, coletando novas experiências para levar para o ensino universitário. “Hoje é um grande orgulho e honra representar a Ages e a fisioterapia em diferentes cenários nacionais e internacionais”, pontuou. 

 

 

O que é badminton? 

 

O badminton é um esporte muito parecido com o tênis, pode ser jogado individualmente ou em duplas, além disso, em vez da tradicional bolinha, o objeto rebatido com a raquete é uma peteca. Já o parabadminton é praticado por atletas com deficiência física. 

 

 

Sobre a Ages 

 

A Ages nasceu há 40 anos com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas que muitas vezes não tinham nem o direito de sonhar. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim e na cidade sergipana de Lagarto. Em 2019, a Ages se integrou à Ânima Educação, ecossistema com mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história.  

 

 

Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação; e soma 104 estrelas (distribuídas em 33 cursos) na edição 2022 do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora. 

 

 

Saiba mais sobre a Ages: www.ages.edu.br  

 

 

 Sobre a Ânima Educação    

 

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.     

 

 

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.