Estudantes de arquitetura criam projetos para famílias de baixa renda

Estudantes de arquitetura criam projetos para famílias de baixa renda

20 / Março / 2023

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo que participam do Escritório Modelo.

Assistência técnica gratuita é oferecida pelos estudantes

O Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ages está elaborando, gratuitamente, projetos de serviços para melhoria de habitações em comunidades de baixa renda em Paripiranga e cidades vizinhas. A assessoria técnica gratuita tem objetivo de atender as necessidades dos moradores da região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente construído.

A coordenadora do curso, Andréa Fontes, explica que os estudantes, supervisionados pelos professores, elaboram projetos que propõem soluções para atender as necessidades dos indivíduos, prezando pelos aspectos funcionais, de segurança, conforto e higiene das localidades.  “O escritório modelo atende famílias de baixa renda dentro da lei de assistência técnica gratuita, que é uma lei federal. Para se enquadrar nos requisitos da lei, as famílias precisam ganhar até no máximo três salários-mínimos para serem atendidos pelo escritório modelo”, explicou.

Ainda segundo Fontes, neste semestre, o curso pretende atender famílias onde as casas precisam de pequenos reparos. Além disso, a ideia é que os estudantes e professores somem à comunidade prestando a assessoria técnica e que parceiros entrem com a mão de obra e o material para a reforma. “Há muitas famílias que não têm banheiro, cozinha, ou que os cômodos estão em situação insalubre, por isso, a ideia é somar forças, tirar a obra do papel e conseguir o reparo do ambiente. Para isso, iremos visitar comunidades e ouvir indicações para que possamos privilegiar de fato a população carente que precisa dessa ajuda”, reforçou.

Os interessados em participar do projeto devem enviar e-mail para o endereço eletrônico: [email protected] ou ir de forma presencial ao Campus da Ages em Paripiranga, módulo 7, às sextas-feiras, das 14h às 17h, e procurar a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Por Grecy Andrade, assessora de imprensa