Jacobina celebra primeira turma de Medicina da cidade

Jacobina celebra primeira turma de Medicina da cidade

14 / Agosto / 2023

Colação de grau da Faculdade Ages marcou grande conquista para o corpo universitário e sociedade regional.

A cidade de Jacobina celebrou, em julho, um momento histórico para a sociedade, com a formação da primeira turma de medicina do município e a entrega de dezenas de alunos formados, que devem atuar e contribuir com a medicina na região e proximidades. Os médicos são egressos da Faculdade Ages de Medicina de Jacobina, parte integrante da Inspirali, pertencente ao Ecossistema Ânima Educação.

De acordo com a diretora da Ages, Aristhela Amorim, o sentimento é de dever cumprido. “A colação de grau coroa, seis anos depois, uma conquista impactante para o meio educacional, de saúde e social, não só da Bahia, mas de todo o país, pela elevada importância desses novos médicos para a sociedade brasileira”, pontuou a gestora.

A coordenadora do Curso de Medicina da Faculdade Ages de Jacobina, Paula Serra Azul, falou do caminho percorrido pelos alunos até a colação. “Ingressei na Ages, no início de 2018, como docente exclusiva e a partir de 2021 assumi a coordenação do curso. Assim, acompanhei as lutas, as dificuldades, os desafios, especialmente porque grande parte dos alunos estava longe dos familiares e tendo acesso a uma metodologia (ativa) diferente do habitual”, ressaltou.

Presente a colação de grau, Dr.ª Paula destacou o momento como único e de muita alegria: “Foi uma satisfação imensa participar da formatura e tenho a plena convicção que estamos devolvendo à sociedade médicos comprometidos com a qualidade do atendimento, humanizados, éticos e que prezam pela qualidade de vida e o bem-estar do paciente. Estamos transbordando de alegria, satisfação e na certeza que daremos retorno à sociedade”, enfatizou.

Anunciado pelo Ministério da Educação por meio da Portaria Nº 545, de 26 de setembro de 2016, o curso de Medicina da Faculdade Ages de Jacobina foi iniciado em julho de 2017. Para implantar o Curso de Medicina em Jacobina, a Ages concorreu com as mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do Brasil – algumas centenárias e com vasta experiência com educação médica -, e foi classificada na primeira posição, com nota máxima no Projeto Pedagógico Institucional e do curso para instalação da Faculdade de Medicina de Jacobina.