Outubro Rosa: Ponto turístico de Jacobina é palco de ação de alunos e professores da Ages
 

Matéria

Outubro Rosa: Ponto turístico de Jacobina é palco de ação de alunos e professores da Ages

24 / Outubro / 2022

No sábado (22/10), alunos e professores da Faculdade Ages de Jacobina, instituição de ensino pertencente à Ânima Educação, realizaram uma caminhada ao Cruzeiro, um dos principais pontos turísticos do município, em alusão ao Outubro Rosa. 

Vestidos de rosa, cor símbolo mundial da luta contra o câncer de mama, os discentes e docentes subiram os 365 degraus até chegarem ao cume do monte, despertando a curiosidade de quem passava pelo Centro da cidade. 

Durante os 31 dias do mês, várias ações são desenvolvidas na Ages com o intuito de que o público feminino tome consciência da importância de cuidar da saúde, e, neste caso, a prevenção é a melhor solução: quanto mais precoce for o diagnóstico/rastreio, maior é chance da paciente vencer a doença, concordam os profissionais de saúde. 

Para o enfermeiro e professor da Ages, Marks Passos, não basta se tocar (autoexame), é necessário buscar ajuda de um profissional. “É preciso avaliar as mamas, realizar a mamografia e/ou ultrassonografia mamária. O diagnóstico precoce contribuirá diretamente para a cura e menos traumas no tratamento”, ressaltou o docente. 

O câncer de mama é a segunda tipificação da enfermidade que mais acomete mulheres no Brasil, após o câncer de pele não melanoma, sendo, portanto, necessária observação constante desde a adolescência até a vida adulta.  

 

_____

Por Tamara Leal, assessora de imprensa.