Alunos do curso de Enfermagem do campus Lagarto visitam o Hospital do Rim, em Sergipe
 

Matéria

Alunos do curso de Enfermagem do campus Lagarto visitam o Hospital do Rim, em Sergipe

24 / Outubro / 2022

 

O Hospital do Rim de Sergipe (oxigenoterapia hiperbárica), recebeu na última quinta-feira (20), a visita de alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Ages de Lagarto, instituição de ensino pertencente à Ânima Educação. 

Com supervisão da preceptora Viviane Meira e condução do enfermeiro Raul Souza, a visita técnica teve foco na oxigenoterapia hiperbárica, já que a unidade hospitalar é uma das maiores referências do país nesta modalidade terapêutica. 

Para o professor e coordenador do curso de Enfermagem, Fábio Kovacevic, a atividade foi coroada de muito aprendizado e reforça a importância da parceria da Ages com o Hospital do Rim. 

“As visitas técnicas possibilitam aos nossos alunos, por meio de atividades educacionais supervisionadas, o acesso, na prática, do que aplicamos em sala de aula e o acesso ao mercado de trabalho e os seus mais diversos campos”, avaliou Kovacevic. 

Sobre a Oxigenoterapia hiperbárica 

De acordo a Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH), a oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica.  

A terapia provoca um espetacular aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, na ordem de 20 vezes o volume que circula em indivíduos que estão respirando ar ao nível do mar. Nestas condições, o oxigênio produzirá uma série de efeitos de interesse terapêutico, tais como: combate infecções bacterianas e por fungos, compensa a deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos ou destruição dos mesmos, como acontece em casos de esmagamentos e amputações de braços e pernas, normalizando a cicatrização de feridas crônicas e agudas; neutraliza substâncias tóxicas e toxinas, potencializa a ação de alguns antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções e ativa células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas. (Com informações da SBMH).

 

_____

Por Tamara Leal, assessora de imprensa.