Carreira de professor: você sabia que é possível ter remuneração de até R$ 15 mil?

9 / Março / 2023

Cursos de licenciatura oferecem oportunidade de trabalho em diferentes espaços

Para a sociedade, a formação de professores é um acontecimento fundamental para alcançar patamares de excelência nos processos educativos escolares e garantir uma educação básica e superior de qualidade. Os docentes são pessoas pensantes, criativas e atentas aos processos de ensino, por isso, são essenciais para a efetivação de aprendizagens e o desenvolvimento humano. Reconhecida por muitos como a profissão mais importante do mundo, os professores são vistos como heróis que levam responsabilidade social despertando o pensamento crítico e reflexivo nos discentes.

Para a professora doutora Karina Sales, há muitas vantagens para incentivar os jovens a escolher um curso de licenciatura para tornar-se professor: boa remuneração, possibilidade de crescimento na carreira, oportunidade de disputar vagas ligadas à docência na educação básica ou que exijam formação pedagógica na educação superior, entre outras. “Devo reforçar que em relação ao mercado de trabalho, em comparação ao licenciado e ao bacharel, apesar de poderem disputar a mesma vaga, somente o profissional que fez uma licenciatura pode concorrer a uma vaga que exija formação pedagógica, justamente por esses indivíduos terem conhecimento teóricos e práticos específicos para assumir processos educativos escolares”, pontuou a docente do Centro Universitário Ages, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima.

Sales pontua que estudos evidenciam que a idade, em muitas profissões, pode aparecer como fator importante durante o processo de recrutamento e seleção, inviabilizando a inserção de profissionais nas empresas. “Contudo, nessa profissão isso não será um problema, uma vez que a experiência e vontade de trabalhar estarão sempre acima desse requisito. Portanto, mesmo depois dos 50 anos você continuará concorrendo a oportunidades como antes”. Como dito, há muitas vantagens para incentivar os jovens a escolher um curso de licenciatura. Segundo a professora, a educação básica, por exemplo, oferece oportunidades de ingresso no mercado de trabalho para os estudantes das licenciaturas durante a graduação, por meio de estágios, sejam eles os obrigatórios ou voluntários. “E acredite, é possível sim ter uma boa remuneração. A média salarial de um professor licenciado na rede municipal de ensino corresponde a R$ 5 mil reais e caso você almeje seguir carreira acadêmica indo um pouco além da graduação, fazendo um mestrado ou doutorado, é possível ter ganhos de até R$ 15 mil reais”, revelou.

Atenta a essa questão, a Ages, oferece diversos cursos de licenciatura: Pedagogia, Matemática, Educação Física, Letras, entre outros. A formação nesses programas habilita os formados para lecionar em estabelecimentos públicos e privados, além da atuação cargos de gestão como em secretarias de educação, consultorias, cursos preparatórios, etc. Recentemente, os cursos de Pedagogia e História do campus Paripiranga/BA, receberam quatro estrelas, cada, no Guia da Faculdade, avaliação realizada a partir da parceria do Jornal O Estado de São Paulo e a startup Quero Educação. Ao todo, somam-se sete cursos de licenciatura citados no Guia, menção essa que reforça a importância dos cursos para a formação docente.

Se ainda resta dúvidas que ser professor é uma carreira que merece ser seguida, a professora reforça que, para ela, ser professor é ser um arquiteto de sonhos, um plantador de esperança, um engenheiro do futuro e acima de tudo, é uma profissão de impacto social, porque te possibilita ter a certeza de que todos os dias você pode mudar positivamente a vida de alguém.

O reconhecimento

O Guia da Faculdade é um programa que nasceu em 2018 e tem cobertura nacional. Cursos presenciais e EAD com pelo menos uma turma formada podem participar da avalição, que analisa qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Através de um questionário, professores e coordenadores avaliam, voluntariamente, cursos de suas áreas e região de atuação. Seis docentes são convidados para avaliar um determinado curso; se este não receber a avaliação de ao menos quatro, o programa não recebe estrelas. A avaliação é feita a partir de informações previamente cadastrada por cada coordenador de curso. Cada curso pode receber até 5 estrelas.

Por Grecy Andrade, assessora de imprensa