Dia Mundial da Saúde: prevenção e cuidados com a saúde reduzem hipertensão
 

Matéria

Dia Mundial da Saúde: prevenção e cuidados com a saúde reduzem hipertensão

10 / Abril / 2023

 Mudança no estilo de vida e medicamento reduz pressão arterial 

O número de adultos com hipertensão arterial sistêmica (HAS), também conhecida como pressão alta, entre 30 e 79 anos aumentou de 650 milhões para 1,28 bilhões nos últimos 30 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo por doenças que poderiam ser evitadas/preveníveis, dentre elas, a hipertensão.

Na última sexta-feira (07), foi celebrado o Dia Mundial da Saúde, momento marcado pelo incentivo às práticas saudáveis que inclui boa alimentação, exercícios físicos, dormir bem e consultar regularmente o médico para diminuir a incidência de doenças e/ou prevenir um diagnóstico tardio. Cuidados como estes contribuem para a detecção, tratamento e controle da hipertensão.

Médico e docente dos cursos de saúde da Ages, instituição de ensino pertencente à Ânima Educação, Dr. Márcio Cruz explica que a hipertensão é uma doença crônica não transmissível estabelecida devido a uma condição onde a pressão sanguínea nas artérias do corpo é mais alta do que o normal. Isso significa que o coração tem que trabalhar mais para bombear o sangue pelo corpo.

“A pressão arterial é medida com dois números, que representam a pressão quando o coração bate (pressão sistólica) e quando o coração está em repouso (pressão diastólica). A pressão arterial normal é considerada em torno de 120/80 mmHg. Quando a pressão arterial é maior ou igual a 140/90 mmHg, aferida corretamente e em duas ocasiões diferentes, a pessoa pode ser considerada hipertensa”, explica Márcio Cruz.

O docente ressalta que a hipertensão pode ser causada por vários fatores, como estilo de vida sedentário, excesso de peso, tabagismo, estresse e histórico familiar. A condição pode levar a problemas de saúde graves, como doenças cardíacas, derrame, insuficiência renal e perda de visão.

“Frequentemente, a doença pode cursar de forma assintomática e ainda assim evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos. Por isso, a importância de que pessoas acima de 18 anos quando procurarem os serviços de saúde, solicitem a aferição da pressão, como tentativa de avaliar hipertensão e manter a vigilância para possíveis risco de se desenvolver a doença”, ressalta o médico.

A boa notícia é que a HAS pode ser controlada com mudanças no estilo de vida e medicamentos. Algumas medidas para reduzir a pressão arterial incluem a prática regular de atividades físicas, redução do consumo de sal, gordura e alimentos processados, diminuição do consumo de álcool e tabagismo, controle do estresse e manutenção de um peso saudável.

“Se você tem histórico familiar de hipertensão arterial sistêmica, é importante monitorar regularmente a sua pressão arterial e consultar um médico regularmente. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a prevenir complicações graves e melhorar a qualidade de vida”, finaliza Dr. Márcio.

__________
Por Tamara Leal, assessora de imprensa