Projeto Saúde Rural leva atendimentos à população de Queimada Nova, em Jussara 
 

Matéria

Projeto Saúde Rural leva atendimentos à população de Queimada Nova, em Jussara 

13 / Novembro / 2023

Ação realizou cerca de 500 atendimentos e envolveu alunos professores da Faculdade Ages de Irecê 

 

Localizado no semiárido baiano e distante 510 km de Salvador, o povoado de Queimada Nova, município de Jussara, foi palco da 2ª edição do Projeto Saúde Rural, que aconteceu, no sábado (11), no posto de saúde da comunidade. A ação contou com cerca de 500 atendimentos realizados por alunos e professores do Curso de Medicina da Faculdade Ages de Irecê, integrante da Inspirali, a vertical de ensino de Medicina do Ecossistema Ânima 

Planejado durante três meses, o Saúde Rural tem o objetivo de prestar atendimento e educação em saúde às populações vulneráveis com mais dificuldade em acessar esses serviços. A ação contou com a participação de 26 alunoso coordenador do Curso de Medicina, Dr. Augusto Césare, e dos professores Gerson Souza, Daniele Barreto, Aurelino Alves Barreto Neto e Thalita Araújo Barreto. Estudantes de Odontologia e Psicologia auxiliaram nas atividades de saúde bucal e saúde mental.  

Aluna do 6º período de Medicina da Faculdade Ages de Irecê, Andrezza Barros falou do projeto: “É muito gratificante ver a felicidade das pessoas ao terem acesso aos serviços e que suas necessidades estão sendo alcançadas. Acredito que os projetos de extensão da faculdade são de suma importância, uma vez que aproxima os alunos da comunidade, além de ser um campo de prática do serviço que prestaremos no futuro.  São experiências que nós colecionamos e nos tornamos mais humanos diante de diferentes contextos e realidades que somos inseridos”. 

Durante a ação, foram ofertadas consultas com médicos clínico, cardiologista e psiquiatra; ultrassonografias; atendimento de enfermagem; testes rápidos; preventivo; atualização vacinal; aplicação de flúor; orientações em saúde e recreação/atividades lúdicas para as crianças da comunidade. Os alunos realizaram palestras e escutaram a comunidade rural. Houve ainda a doação de cestas básicas, kit de higiene pessoal e agasalhos; itens arrecadados pela comunidade acadêmica. 

Para o coordenador do Projeto Saúde Rural, Gerson Souza, o projeto beneficia todos os envolvidos. “Para a instituição de ensino, o Projeto Saúde Rural é uma ação importante de responsabilidade social, integra a teoria-prática com destaque para a prática e seu compromisso com a medicina comunitária. Já para os alunos, a ação possibilita experiência prática, desenvolvimento de competências sociais e aprendizado interdisciplinar. E para a comunidade, a feira de saúde permite melhoria do acesso à saúde, educação em saúde e o fortalecimento da comunidade”, ressaltou o professor. 

O Projeto Saúde Rural é uma realização da Faculdade Ages de Medicina de Irecê contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Jussara (PMJ).  

 

Sobre a Ages    

A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima.

A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.   Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga e Jacobina receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC).

Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.     

 

Sobre a Inspirali 

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos (graduação, pós-graduação e extensão) e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal e em importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG) e Jacobina (BA).   

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC).

A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.